O Circo Redondo está situado na comunidade rural do Campo Redondo, no município de Ibicoara, limite sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina, no interior do estado da Bahia. A zona rural de Ibicoara é uma região cercada por montanhas e cachoeiras, lá se vive de maneira simples e em harmonia com a natureza. As casas de barro, a estrada de chão vermelho e as plantações de café, cana e mandioca compõem o cenário pitoresco do lugar.

É neste contexto que o Circo Redondo desenvolve projetos socioculturais com o foco na formação em artes circenses desde 2011, sendo hoje uma referência artística e pedagógica na região. Centenas de pessoas já foram beneficiadas com cursos e espetáculos gratuitos, fomentando a difusão das artes circenses antes desconhecidas no município. Os projetos contemplam crianças, adolescentes e adultos de diversas comunidades rurais, oferecendo transporte gratuito e oficinas das mais variadas linguagens artísticas.

O circo, fundado por Daniela Frantz de Albuquerque, começou suas atividades de forma voluntária e espontânea, com aulas ao ar livre onde o tecido acrobático era pendurado nas árvores da região. Aos poucos, com a contemplação de seus projetos em editais culturais, o circo foi se estruturando e se equipando. No início de 2014 adquiriu sua primeira lona, que foi montada com a ajuda dos moradores da região, representando um marco histórico para a comunidade.

Ao observar a evolução dos alunos ao longo das oficinas torna-se evidente a contribuição das artes circenses para o desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais, emocionais e criativas dos participantes. O convívio dos alunos em um ambiente lúdico e desafiador possibilita a integração entre moradores e visitantes e o aprimoramento do trabalho coletivo.

Além dos projetos de formação, o Circo Redondo é hoje um espaço cultural que acolhe diversas atividades, como feiras comunitárias, eventos, rodas de conversa, cursos e espetáculos de artistas de todo o mundo. Em uma composição afetiva com as comunidades rurais, o Circo Redondo planta sementes de arte, alegria, educação e união!

10-10
09-09
08-08
07-07
06-06
02-02
01-01
05-05
04-04
03-03

Anterior
Próximo

Daniela Frantz de Albuquerque

Daniela é artista circense, produtora cultural e educadora. Começou sua formação artística aos 8 anos de idade, dançando balé clássico e jazz. Mais tarde encontrou na dança contemporânea a forma mais orgânica de expressar sua arte. Aos 20 anos ingressou no universo circense através das acrobacias aéreas em tecido e trapézio, foi amor à primeira vista! Participou de inúmeras performances, espetáculos e festivais, sempre buscando aprimorar sua atuação artística através das diversas linguagens que compõem o circo.
Paralelamente à vida artística se formou em gastronomia e trabalhou durante anos cozinhando em eventos. Em 2010 deixou a vida que tinha em Porto Alegre, sua cidade natal, para embarcar em uma viagem de kombi pelo Brasil que mudaria totalmente a sua trajetória. Foram 5 meses de viagem até chegar ao destino final: Ibicoara, Chapada Diamantina, Bahia. Em meio às montanhas exuberantes do povoado do Campo Redondo ela decidiu morar e construir uma nova vida, mais simples e em contato com a natureza.
Nesta época começou a formação em Pedagogia Waldorf, em Aracaju, o que despertou seu interesse pela educação e ampliou o seu olhar para a importância da arte no desenvolvimento da criança e do adolescente. Foi ministrando aulas voluntárias para as crianças da comunidade que o Circo Redondo nasceu.
“Tudo começou de uma forma bem despretensiosa. Quando me mudei para Ibicoara não imaginava armar uma lona de circo. Simplesmente fui fazendo o que me motivava e estava ao meu alcance e os caminhos foram se revelando. Sou muito grata pelo Circo Redondo ter se tornado este veículo de arte e cultura para a região.”